Pular para o conteúdo principal

Perambulando #10 - Eric Assmar Trio

foto: Pedro Coelho


Eric Assmar Trio - Texas Flood



Perambulando é uma seção deste blog destinada a expôr os vídeos que irei registrar nas andarilhadas por aí.

Nesta edição, destaco o show de estreia do Eric Assmar Trio, que rolou ontem, 15.10.09, no projeto Clube do Blues, Groove Bar, Barra, em Salvador-BA. O trio é formado por Rafael Zumaeta no baixo, Ricardo Ubdula na bateria e Eric Assmar na guitarra e vocal. E o projeto, de iniciativa muito massa, traz uma noitada de blues nas quintas do Groove Bar. Já passaram por lá o camarada Luiz Rocha e Ícaro Britto. E este mês ainda tem Lia Chaves e Diego Andrade (Mundiça). Não percam!

Foi o comparsa Lobão que primeiro me falou do prodígio Eric Assmar. Ele foi ao show do Vandex no Segundas Musicais em 2008, e me alertou sobre um certo “moleque”, que entupiu tudo no show, e foi o grande destaque na guitarra. Finalizou com a procedência: é filho de Álvaro Assmar, camarada da Educadora FM, maior nome do blues na Bahia, genial guitarrista e enciclopédia viva do rock e blues. Pronto! Antenas em riba, só fui coletando boas referências a partir daí, até que veio a Cerimônia de Entrega do Prêmio Bahia de Todos os Rocks 2008 (outro só em 2010 - é bienal), em que o Eric tocou ao vivo de novo com o Vandex. Confirmei o potencial do rapaz, mas queria vê-lo tocando blues. Acompanhei seu trabalho nas noites divertidaças do Cavern Beatles no 30s (toda sexta), mas o dia não chegava. Até que surgiu o Clube do Blues, e o trio do rebento sacana foi tocar o bom e velho blues.

O show demorou como a porra pra começar, mas pelo menos o Assmar pai, escolado entertainment, preparou um DVD coletânea só com petardos, o que ajudou a agüentar o atraso, e a preparar um ambiente bluesy. Até que finalmente o trio abriu pocando tudo, com uma versão massa pra Everyday I Have the Blues. Logo depois veio a gruvada Marry You, que você confere logo abaixo.

Eric Assmar Trio - Marry You



Em suma, o show foi bem legal, o clima tava ótimo pra uma estreia, cheio de amigos, familiares e conhecidos, a maioria sentada em cadeiras à beira do palco, como deve ser um clube de blues (parabéns, ‘produça’ do Groove). A banda tava coesa (embora o Ricardo, em alguns momentos, tocou muito forte para as sutilezas do blues), Zuma como sempre um baixista coerente, doido pra fazer a sua Black Music, mas pairando em outros estilos com profissionalismo, e Eric tocando à vontade, careteiro como deve ser um feeling guitar man, buscando a sinergia com os olhares atentos do público a todo instante, cantando bem, sem excessos, comandando a dinâmica com rigor, pra deixar o Assmar pai embiritado e orgulhoso.

Muitos aplausos, bis pra mais de quatro músicas depois, e repertório de vários clássicos como Sweet Home Chicago, Outside Woman Blues, Reelin’ and Rockin’, entre outros. No fim, ficou a sensação boa de ver que o ‘moleque’ tem muito potencial, e que enquanto estiver por aqui em Salvador, irei acompanhar a sua carreira de perto, admirando e dando toques também (como limar a cover de Raul que ficou desastrosa), porque ele também é um grande comparsa. Bota pra frente!

Segue abaixo Bold as Love, do mestre maior Jimi Hendrix, com uma longa lista de agradecimentos (perdoável, é claro!), e uma inusitada versão reggae pro clássico I Got a Woman, de Ray Charles.

Eric Assmar Trio - Bold as Love



Eric Assmar Trio - I Got a Woman



.

Comentários

Leo Amaral disse…
Muito bom o som do Eric Assmar Trio. Na próxima apresentação no Groove Bar não quero perder. Excelente dica!

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d