Pular para o conteúdo principal

Pílulas: Alan Lobo


Conheci Alan Lobo na Faculdade de Comunicação da UFBA, nos melhores ins’anos faconianos que se tem ideia naquele recinto. Lá, no mesmo dia, me formei jornalista, e ele, produtor cultural. Quase fomos sócios em uma produtora que se chamaria Flor da Cruz, mas houve um desarranjo, e o potencial ficou na teoria. Mas fizemos um competente trabalho na Cerimônia de Entrega do Prêmio Bahia de Todos os Rocks 2008, e hoje ele é um dos sócios de um big projeto que faremos em 2010, junto aos comparsas Marcus Ferreira e Aurélio Schommer.

Lobão (é mais fácil reconhecê-lo por este) é um amante da boa literatura, fã de Borges, e detém uma bagagem cultural em vários campos da arte; música, teatro, cinema, artes visuais, etc. Compartilhamos a mesma paixão pelos sons psicodélicos, principalmente Pink Floyd e o álbum Paebirú, de Zé Ramalho e Lula Cortes. É um consumidor exigente de cultura e, beirando aos 30, possui uma produção errática de poemas, um legítimo engavetado digital, que mantém o blog Mensageiro dos Ventos, de onde os versos a seguir foram pilulados.

"...

Nunca preparou o alimento que comia.
Morreu envenenado.

------

palavra:
pá que lavra
a terra ignota.

------

Do ostracismo mostro a língua pro mundo,
O que vale dizer comer-vos-ei.

O ostracismo é um morro bem alto,
De onde vejo com olhos incrédulos
Pessoas-formigas se batendo lá embaixo.

A ostra cisma com o que não é fechado
Enquanto cismo com o exílio voluntário de mim mesmo.

O ostracismo é um bom lugar
Pra se olhar o firmamento.

------

Poesia:
Improviso de bárbaros
Na lida da civilização.

------

Voltei porque sim,
Porque motivos não há
Pra dizê-los.

Voltei apenas,
Porque era inevitável voltar a ver
O que poderia deixar.

Voltei impelido pela curiosidade,
Pelo fim em si mesmo
De voltar.

------

a impressão é que a alegria da virtude
não supera o prazer do vício.
a primeira parece se limitar em demasia
aos pudores imaculados
e dogmas restritos e fechados.
o segundo é uma entropia que tende ao infinito
num paradoxo inexplicável que beira o precipício.

------

minha cabeça é cheia de loucos
que enchem de gritos roucos
o ar parado da noite

------

Quando penso em meu pai vejo-me criança
E lágrimas me vêm aos olhos.
Foi lá que aprendi a amá-lo.

------

ao cair da noite, o momento é agora!
ganas de correr nu pelas ruas
vontade súbita de uns olhos pregados nos meus
a possibilidade de um corpo

tudo que vem há de voltar, numa forma ou noutra:
crua, ruminada ou digerida.

braços abertos dão guarida:
vem pousar tuas asas no meu peito.

------

sonhei um poema
que grudou na parede
depois de escapar pelo ouvido

meu corpo sonâmbulo
levantou em silêncio
loucomoveu-se em estrépitos
até a cozinha

abriu a gaveta
puxou uma faca
e voltou atrás dele

------

O mar é tanto
Que cala no fundo
O mote do acalanto.

------

quando levanto da minha cadeira torturadora
pra buscar um copo de plástico com água
ou um copo de água com plástico
todo o campo de visão se abre
e tua presença absoluta se impõe nesse quadro

arvoro-me a descrever-te
cajazeiro fundador da placidez

tens em teu tronco
um coração que pulsa a seiva
fortaleza que só a estupidez traspassa

preso nas correntes da sociedade da informação
testemunhando pandemias inventadas
e consciências propositadamente alienadas
aguardo ansioso o verão

------

uma sombra sem corpo
amorfa
buscando um sentido inexistente
que a essência da sombra é aparência
da presença de um ente

------

Chuva,
Encharca-me a roupa
Para que a ponha de lado,
E revele-me a alma
Na nudez do corpo.

------

o tempo já não ruge; resigna-se
ante a evidência singular de sua morte; temor
transfigurado em complacência.

------

o bom fim à casa torna
pra regurgitar um recomeço,
um certo retorno
com um quê de incondicional
e um tanto de excepcional
na maneira como os caminhos se abrem
e se confundem ao mesmo tempo,
criando um labirinto

------

Vi além do meu querer, esqueci o que tinha que esquecer,
Abrindo a facão picadas na mata da minha mente encalacrada,
Revelando trilhas desconexas e equivocadas
Sob a selva espessa da confusão.

Andei caminhos empoeirados de uma poeira limpa,
Que gruda no corpo sem sujá-lo, protegendo-o,
Livrando-o da bolha artificial de higiene na qual vive,
Lançando-o de pés descalços sobre o chão.

Destilei angústias em grandes cipoais de fumaça,
Senti o rio da água do rio descendo a garganta,
Criando vales de nomes impronunciáveis no corpo,
Preparando-o, branco e magro, para a última transmutação.

..."

Íntegra dos poemas Millôreando, Haikai, Do Ostracismo e Sem Título, e trechos dos poemas Voltei, Impressões, Cabeça em Farrapos, A Meu Pai, Dilema, Poema Inventado, Maré, Cajazeiro, Eclipse da Lua, Chuva de Maio, O Tempo, O Retorno de Saturno e Viajei, de Alan Lobo, publicados no blog Mensageiro dos Ventos (2007-2009). www.mensageirodosventos.blogspot.com

.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d