Pular para o conteúdo principal

Pílulas: Raiça Bomfim


Como o blog é ditatorial, e taí a grande vantagem de fazê-lo, aceito tranqüilamente ser criticado por estar me repetindo. Pois continuarei agora a repetir. Mais uma vez a atração desta seção Pílulas foi me apresentada nos negros anos da Faculdade de Comunicação da UFBA, a famigerada FACOM. Só que desta vez, ao invés das feras anteriores, é uma dama de um incrível e expansivo gargalhar que os apresento: a pulsante atriz e poetisa Raiça Bomfim.

Ela ficou pouco no curso de produção cultural, e foi logo se encontrar na Faculdade de Teatro, onde se formou, e é hoje uma atriz profissional, de intensa atividade. Eu desconhecia sua face literária, que me foi alertada pela Bienal do ano passado, onde se apresentou na mesma praça que este espinho aqui. Mesmo assim, foi graças ao motor da poesia baiana, o amigo José Inácio, que pude conhecer um pouco dos versos de Raiça; JIVM a entrevistou para a seção Sangue Novo (leia aqui). Desde então, sigo seu celebrado e recomendado blog Mainha me Deu Lápis, cujo trabalho, em uma pequena amostra, figura pilulado logo abaixo (os três primeiros estão na íntegra).

Parodiando o que diz Roberto Mendes, o “bom começo de tudo é a Bomfim”. Se jogue, querida, sempre!

"...

Sentada
com as pernas em cruz
largou-se a sorrir feito louca
jurando que era santa
e provava o milagre
a quem lhe pagasse pra ver:
tirava leite de pedra,
água de pau, melaço de carne
e prometia o paraíso
a quem lhe alcançasse
o céu
da boca

------

é maré tonta
e o mar é tanto
que por bem
que eu chore
e sal e seque
e vá e volte
meu naufrágio
é sempre mais
distante e fundo

------

por temor de me ferir
dispense a prudência, corazón
não será o primeiro nem o último
recebo a diferença e o embate
sem escudo ou veredicto, venha
o que peço não é muito:
alguma inspiração, alívio
uma maravilha errante
e a modesta eternidade
dos orgasmos múltiplos

------

Eu queria ser uma
que em tua mão coubesse
acalmada e acolhida

Antes sou esta, que escapa
e grita, e te vê fugir
de espanto e asco
e segues, covarde
entre princesas
e ilusões

Eu sou o que não queres
e avessamente
desejas e te olvidas
de conquistar

------

ninguém
em meu peito há

por ti, ninguém
eu chamo

só tu, ninguém
respondes

ninguém que bem
me ama

ninguém em minha
cama

------

O que nasce da terra
sou Eu
O que a terra seca
aterra e desterra

Pelo vinco sagrado
desenterro-me
sob o palácio estrelado
aterrorizado

Nasci do mistério
e estranho tudo
Mas floresço
e sei

(para Daniel Guerra)

------

Eu sei a cor dos infernos

É nítida pra mim a boca enorme do universo
pronta pra me devorar

Que venha, então, meu inquisidor
e ardamos

------

Em meu altar invisível
santa, puta, louca
e qualquer outra
olham por mim

Ainda que te odeiem, ama
ainda que te prendam, ama
ainda que te deixem

Que esta é a herança
das estrelas
e nossa rebeldia

------

nem leve nem pluma
eu quero amor osso que
se roa pedra que se
parta reta que se
espante realeza parda
sonho de padaria

quero bigorna que incida
desfaça quebre o chão
a casca a via
a rotina quebre a
corrente e o quebranto

------

Vendo o homem que aportou naquela tarde
Que me olhava como quem me conhecesse
Cri-me dona de meu curso, de meu seio
E ao eleito, dispus todo meu engenho
Com um só fio a liberdade eu concedia
E amarras firmes, armadilhas, eu tecia
Projeção de quebradiça tessitura
Flor e ferro de abandono confrontada
E à minha própria força, então, disponho crivo
Pra inconsútil e forra, enfim, libar o gozo
Absolvido

------

O que tomaram não era seu, José
que de ninguém nada se tira.

------



pensei que fosse a morte
ou que fosse a loucura
mas não
foi tema mais terrível
sentido ainda mais forte

meu deus, era o amor
sem norte


------

abismo, amor, poço fundo é risco
não é sina, é sangue, coisa viva à vista
derrame o que seja, veja o que veja
me alcance a vertigem, o medo, e inflame
que o nosso destino, amor, é ponte
e estamos no meio, no veio, ao meio.

(a Seu Pitico)

------

Quis beijá-los com ternura e fúria
o amor frágil de sequência inevitável
amanhã poderia perdoar-nos...

Que meninos foram esses, em que gesto se perderam
ninguém saberá, é selva imensa, é noite longa
compreenda os monstros, mas revele-os.

Os homens não são cães, Caimã,
eles são é carentes.

------

Bela musa ácida
molha a saliva
de tua filha cálida

------

cansados de tanto lamento
caíram na noite, sacudiram o corpo
trocando as pernas, pediram mais uma

..."

Íntegra dos poemas Esquina, Coração Lodo e Repeteco, e trechos dos poemas Por Jorge, Gruta, Lunário, Flama, Matiz, Quedo, Ariadne, An-Dar, Terrível, Ponte, Lobo Lobo Bobo, Sela e Balança Mas No Cry, de Raiça Bomfim, publicados no blog Maínha me Deu Lápis (2009). www.raibomfim.blogspot.com

.

Comentários

Conheci-a na seção "Sangue novo" e aqui voltei a ler alguns dos seus poemas... Acompanho essa moça e seus poemas.


abs;
Fabrício
Raiça Bomfim disse…
Que massa estar aqui, meu velho!
Entre as farpas doces deste alime da psicodelia.
Que massa!

Um abraço forte,
Rai.
viacimabue27 disse…
Parabéns Raiça!!!
Espero que volte este ano para São Paulo para pode te conhecer pessoalmente, abraço luz e sucesso!
Fran
Unknown disse…
Feliz por ver Raiça aqui, tendo tão bonitamente sua palavra descrita. Muito bacana esse reconhecimento singelo!
Denise Bomfim disse…
Salam, achei seu blog muito interessante! Artístico na alma.
Visite meu blog, quando puder...
Sucesso!
Gostei da Raiça Bomfim, só não sei se somos da família sanguínea, mas da família cósmica, certamente.

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d