Pular para o conteúdo principal

Oel Ngati Kameie

ilustração digital: Mirdad


Oel Ngati Kameie
Emmanuel Mirdad

franco e honesto, eu
penso muito
em você

tenho impulsos,
diversos convites
que brotam ansiosos
a serem feitos a você

parece que a vida
de repente
livrou-me das amarras
do automático fazer
e brotou um bilhão
de possibilidades

ser feliz - agora existe e pulsa aqui
uma necessidade enorme em viver o prazer
as boas coisas, risadas, gozos, abraços,
carinhos trêmulos e entupidos de
uma química voraz que preenche
os buracos negros dos traumas
com uma oferta enorme de bem estar
despretensioso e incrivelmente ingênuo,
também viril e potencialmente preparado
a consumar o que os corpos estão predestinados
a explodir
com tamanha simetria
e atração irracional,
anterior ao pensamento,
ambígua ao desejo primal

eu quero você
próxima e constante
pra sorrir e compartilhar
interagir, aprender, compreender,
colecionar piadas e segredos internos,
ironizar e debochar os pequenos erros
como dois moleques

e você me quer
perto e constante
pra secar tuas mãos
afundar minhas mãos
em teu corpo simétrico
e queridamente tão apto
a ser o lar do meu

eu preciso de você
constante e convicta
pra aventurar a rotina
nas milhões
de possibilidades
do bem viver
que os comuns não enxergam

eu desejo você;
diante das milhões
de possibilidades
de outras mulheres,
você pode me bastar

pode sim,
por possuir, antes de qualquer
verbo, raciocínio e intenção,
a afeição que nada
nem ninguém
pode explicar
e como um imã feroz
convida-me naturalmente
a unir meu pólo ao teu

a afeição é raríssima
e encontrar-me neste acaso quase maktubiano
- mesmo para um cético contraditório como eu -
após tanto tempo em busca aleatória e inútil
é a afirmação plena de que,
sincera e escancaradamente exposto,
eu vejo você

esta afeição vem antes de tudo;
do verbo, do pensamento, da razão,
dos enquadros e formatos
e não é quantificável;
está além da intenção
e é imune à forja do ideal
apenas passa a existir, antes do signo

é o embrião, já fecundado
proto-ato, pedra bruta
do maior de todos;
o amor coincidido
despretensioso e irracional

enquanto todos estão umbigados
em seus objetivos seguros, mero padrão
e o “amor” não passa de uma outra forma
de dizer bom dia ou avaliar
como está a frágil segurança
de não estar sem alguém pra lhe aturar,
eu vejo você
em impulso e não razão
- amor

vivi diversos outros
amores menores e confusos
amores construídos
- maior falha do relacionar-se humano -
amores mesquinhos e superficiais
amores parasitas e desamores
e posso até arriscar em dizer que
sei muito bem o que eu quero
- você

a afeição antes do verbo
o parto da coincidência
o amor escancarado
sem cortes, ponderações e enquadros
que só servem pra prever o que não é
e distorcer tudo em prol de uma preservação
que não preserva o que de fato interessa
- o encontro

é claro que podemos quebrar a cara
com aquela violência já conhecida da cruel realidade
rotina e exigências egoístas que sempre surgem
por debaixo do tapete a erradicar a paixão
- o motor que escava o íntimo e sedimenta as raízes -
num repente do acordar de manhã
e sentenciar
“não era isso que eu queria”
- é claro que é possível

mas também é provável que
ao despencarmos do 18º andar
com a venda cálida que protege os amantes
a sorte prospere sua raridade ocasional
e permita que a linda história de amor
nos encontre mais louca que nos romances
e alimente esta vida embrutecida e veloz
com a pausa sagrada de quem apenas vê
e não enxerga

parceira, amiga, inteligente, escrota
sarcástica, confidente, aprendiz, mestra
uma mulher linda, interessante, gostosa
com olhos de galáxia e sorriso de vastidão
em que mergulho e me acho
em que gargalho e me encontro
- é isso; eu me encontro em você; você se encontra em mim

o sublime é muito mais real e próximo
do que até mesmo nos sonhos

I see you.

.

Comentários

Neila disse…
Lindo! Bem dita seja a felizarda!
Lua Nunes disse…
Tentando deixar meu comentário desde ontem, mas essa pagina só expirava.

De todos os que já li esse sem dúvida é o melhor. Nestas palavras tem uma vida que poucos conhecem e um amor que merece ser exposto, vivido, curtido. LINDO!

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta