Pular para o conteúdo principal

Melhores da revista piauí em 2012


Os 36 melhores textos/HQs que foram publicados na revista piauí em 2012 você confere nos links abaixo (acesso gratuito e para assinantes da revista), selecionados por mim, assinante (primeiro das bancas e depois na forma padrão) desde a piauí_5, num levantamento que fiz em 2013.

A melhor piauí de 2012 foi a de número 72, de setembro, com destaque para o melhor texto publicado na revista no ano (e, até agora, o melhor de todas as edições), Pense na lagosta, de David Foster Wallace, o diário de Noemi Jaffe sobre os campos de concentração na 2ª Guerra Mundial e a história de paixão, revolução e traição durante a Revolução Cubana, entre outros.

Completando o top five, a #67 (abril), com o texto de Thomas Lynch sobre um profissional da morte, os últimos momentos de Tony Judt registrados por sua viúva e as lembranças de Fernanda Torres sobre a filmagem de Kuarup; a #68 (maio), com o texto de Francisco Goldman sobre os órfãos roubados na ditadura argentina e o que Clint Eastwood aprendeu; a #71 (agosto), com a súplica de um filho para que deixem sua mãe partir e um trecho da biografia de Carlos Marighella; e a #75 (dezembro), com o relato de uma tragédia numa praia do México e a reportagem de Consuelo Dieguez sobre uma operação desastrosa da Polícia Federal. A pior piauí do ano, foi a #64, de janeiro.

PS: Os links foram retirados do post porque a revista trocou de servidor duas vezes, e não há como definir se o conteúdo continuará disponível na internet. Recomenda-se procurar o site da revista no Google, e pesquisar pelo título da matéria para verificar se está disponível para leitura ou não.

Melhores 2012 - Parte I

Pense na lagosta
Uma incursão num mundo de exageros, mau gosto, prazeres e crueldade.
David Foster Wallace
piauí #72

A onda
Uma tragédia no México.
Francisco Goldman
piauí #75

Depois da lavoura
Trinta anos após deixar a literatura, Raduan Nassar doa sua fazenda a uma universidade pública, abandona a agricultura e se recolhe em silêncio no Retiro Feliz.
Rafael Cariello
piauí #70

O cérebro do meu pai
Trecho do livro Como ficar sozinho.
Jonathan Franzen
piauí #69

O papa-defunto
No interior dos Estados Unidos, um profissional da morte relata sua experiência.
Thomas Lynch
piauí #67

Filhos da guerra suja
Os órfãos roubados na ditadura argentina.
Francisco Goldman
piauí #68

O comandante ianque
Uma história de paixão, revolução e traição.
David Grann
piauí #72

Minha cerimônia do adeus
Num domingo de sol, vou ao cinema e começo a chorar no trailer. Eram as imagens de Xingu. Subitamente, me vi com 23 anos, de volta ao paraíso/inferno das filmagens de Kuarup, uma experiência que nunca mais me deixou e da qual me despeço aqui.
Fernanda Torres
piauí #67

A poeta e a pedra
Poemas de Wislawa Szymborska.
Eucanaã Ferraz
piauí #66

Uma vida que merece se encerrar
A era dos milagres da medicina criou uma nova fase de envelhecimento que não é vida e não é morte. A súplica de um filho para que deixem sua mãe partir
Michael Wolff
piauí #71

Nem vivos nem mortos
Os campos de concentração são a fome; mais do que tudo é ela a determinante de todos os outros acontecimentos, belos ou horríveis
Diário de Liwia Jaffe
piauí #72

Melhores 2012 - Parte II

Glória e perdição
Como uma operação da Polícia Federal contra o tráfico de drogas com ares de filme épico terminou em chanchada.
Consuelo Dieguez
piauí #75

Tudo que é ar desmancha no sólido 
Eurocopa 2012, quixotismos e crise espanhola.
Germán Labrador Méndez 
piauí #71

Tiro no cinema
Fragmento da biografia de Carlos Marighella.
Mário Magalhães 
piauí #71

Tentei fazer com meu filho o que o meu pai 
não conseguiu fazer comigo
O que aprendi.
Ozzy Osbourne
piauí #71

Volta, Rê Bordosa, vem viver outra vez ao meu lado
A doida não vinha com nenhum discursinho iconoclasta, tedioso e previsível, nenhuma palavra de ordem; era vexame em estado puro, libido destrambelhada, narcofissura, “falta de noção”.
Reinaldo Moraes
piauí #68

O intelectual é um urubu
Um bolo de rolo com o premiado padre-poeta Daniel Lima.
Ronaldo Bressane
piauí #68

No país do grande e amado Peterson
Intelectual paquistanês relembra as duas vezes em que esteve na Coreia do Norte, a convite do ditador Kim Il Sung: “Nunca em toda a minha vida senti tamanha aversão a um personagem político de esquerda”.
Tariq Ali
piauí #69

O fotógrafo que deu vida à morte
Alemão nascido em Berlim, Horst Faas alterou como poucos o curso da guerra travada pelos Estados Unidos no Vietnã.
Dorrit Harazim
piauí #69

Tony Judt: A vitória final
Durante dois anos de calvário, o historiador encontrou forças para escrever três livros, o último deles Pensando o Século XX, seu testamento intelectual: “A única coisa a respeito da qual ele era idealista era o debate público sério. Era só isso, além do amor, que restava em pé, não importava quanto a doença devastasse tudo o mais – e não era pouco o que ela devastava”, diz sua mulher.
Jennifer A. Homans
piauí #67

Se eu fosse mais disciplinado, poderia ter sido músico
O que aprendi.
Clint Eastwood
piauí #68

Pôr do sol em Ipanema
Humor do Méier ao Arpoador - Obituário de Millôr Fernandes.
Mario Sergio Conti
piauí #67

Melhores 2012 - Parte III

A transição
Lyndon Johnson e o dia do assassinato de John Kennedy.
Robert A. Caro
piauí #74

O petróleo depois da festa
Passados cinco anos da descoberta do pré-sal, área de exploração das reservas encolhe.
Consuelo Dieguez 
piauí #72

Cidade do átomo
Na fronteira entre França e Suíça, milhares de pesquisadores trabalham juntos em busca da nova física.
Bernardo Esteves
piauí #74

Era uma vez a transposição
Erros de planejamento do governo, açodamento político e pouco caso das empreiteiras encarecem, atrasam e comprometem as intermináveis obras do rio São Francisco.
Paula Scarpin
piauí #75

O liberal contra a miséria
A vida e as disputas com o PT do economista Ricardo Paes de Barros, o arquiteto improvável do programa social de Lula.
Rafael Cariello
piauí #74

A terra de Meirelles
Às vésperas de lançar mais um filme internacional, o cineasta reflete sobre as diferenças entre trabalhar no exterior e no Brasil.
Renato Terra
piauí #68

A década perdida
Como a Microsoft, a empresa mais valiosa do mundo em 2000, perdeu a vanguarda tecnológica, se burocratizou e foi atropelada pelos concorrentes.
Kurt Eichenwald
piauí #73

Cooperação conturbada
Quem são e por que brigam os editores da Wikipédia em português.
Bernardo Esteves
piauí #70

Tiririca no salão
O deputado mais votado do país chegou a Brasília como a maior piada da política brasileira. Uma vez lá, resolveu se levar a sério.
Clara Becker
piauí #68

O povo pop no poder
No livro Lulismo, Tales Ab’Sáber investiga o carisma do ex-presidente e os limites da crítica num Brasil em que todos são fãs de Paul McCartney.
Mário Sérgio Conti
piauí #69

Melhores 2012 - HQs

Sapato velho
Quadrinhos
Caco Galhardo
piauí #70

Cartuns de Alberto Montt 
piauí #75

Julio, Gina, Brigitte & tutti quanti 
Quadrinhos
Caco Galhardo e Reinaldo Moraes
piauí #75

A iluminação do botox
Quadrinhos
Aline e Robert Crumb
piauí #69

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d