segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Se os sentimentos falassem sozinhos

Carta que deu origem à música


Começo dos anos 1980. A filha vai morar longe, para estudar, primeira vez fora de casa. A universidade entra em greve, sente saudade da família, escreve uma carta singela, de uma página, para a mãe. Ao lê-la, a mãe chora um balde de lágrimas, senta-se ao piano e compõe uma música com o pedaço mais bonito da carta, que parece, de fato, um poema. Nasce Se os sentimentos falassem sozinhos, canção que eterniza o amor entre mãe e filha, entre Martha Anísia e Regina Rosa.


Das músicas que a mãe musicista compôs, o filho julga ser essa a melhor. O filho sempre a ouviu com muito carinho. E sempre a mãe pontuou: "não morro sem ver antes essa música no mundo!". Pois então, em 22 de julho de 2016, o filho produtor conduz a gravação de Se os sentimentos falassem sozinhos no estúdio Casa das Máquinas, o seu predileto, com a presença luxuosa do violão de Mou Brasil e a sanfona e piano de Tadeu Mascarenhas, dono do estúdio – únicos instrumentos selecionados pelo produtor, pois são os principais da sua mãe multi-instrumentista. Todos amigos, valiosos. E a amada nora da mãe, Sarah Fernandes, ainda registra o momento especial em fotos muito bonitas – veja aqui.


A mãe, com mais de 50 anos de música, e 78 anos de vida, vive a sua estreia profissional. E, mesmo sem ser cantora, Martha Anísia registra a sua voz, com todo o sentimento que vivenciara da primeira vez que leu a cartinha de amor da sua filha Regina Rosa. Um mês depois, o filho produtor, Emmanuel Mirdad, conclui a realização do sonho da mãe, ao colocar a música no mundo, via YouTube. Ouça abaixo:




Não consegue visualizar o player? Ouça aqui


Se os sentimentos falassem sozinhos
(Martha Anísia / Regina Rosa)

Se os sentimentos falassem sozinhos
Eu diria tanta coisa bonita
Mas as palavras vêm da cabeça
E é difícil a cabeça traduzir em palavras
O que vem do coração
Sabe o que é belo está além das palavras
A verdadeira comunicação é pura e direta
Tornar as palavras um instrumento do coração
É uma arte difícil
Mas quando o verdadeiro amor reina
Elas tornam-se desnecessárias

-----

Martha Anísia - Voz
Mou Brasil - Violão
Tadeu Mascarenhas - Sanfona e Piano

Produzido por Emmanuel Mirdad

Gravação, mixagem e masterização por Tadeu Mascarenhas no estúdio Casa das Máquinas, Salvador, Bahia, em 22 de julho de 2016.

-----


No vídeo abaixo, Martha Anísia explica a origem de Se os sentimentos falassem sozinhos:


 
Não consegue visualizar o player? Ouça aqui

Um comentário:

Carlos Barbosa disse...

Muito bonito tudo isso. Parabéns. (carlos barbosa)