Pular para o conteúdo principal

Pílulas: Thiago Kalu


Assim como o autor anterior desta série (Lobão, aqui), conheci Thiago Kalu nos negros anos da Faculdade de Comunicação da UFBA. Aluno do curso de jornalismo, desde sempre sua manifestação foi extremamente musical, uma simbiose perfeita entre o suingue preto de um violão de nylon, a melodia faminta de suas canções e a malandragem rouca de uma voz que sintetiza a essência do groove e a melancolia de um ser em Lost.

Kalu é um artista, de fato, que transita entre a música e a poesia como manifestação encrustrada e escancarada de sua andarilha existência, e como tal, um errôneo transitante de sua confusa montanha-russa. É um homem fera ferida, band leader do eterno promissor Clube da Malandragem, que tive a honra de lhe cunhar o apelido que o veste desde os vindouros faconianos.

Kala-Kalu, voscifere muito, que ainda há muita angústia a ser torrada na fogueira da vibração!

"...

Na fineza do riso estampado
O estado de sã lisergia
Na folia de cão indeciso
O desejo de ser reparado

Marcas falhas do homem-fera
Rosno em funda timidez

------

Estou farto dos meus excessos
dos rastros que eu deixo
Enjoei das mulheres que deito
cansado de ouvir que não presto

Já que o alcance da verdade
tem andado tão distante
de amanhã em diante, serei vivo

Chega de olhares sérios
De mistérios permanentes

------

Que venham os males
Tornar-se-ão amuletos
Na minha doce tortura dos últimos dias

Ando pouco faminto e sem sonhos noturnos
Meu filho morreu sem que eu me tornasse pai
Minhas canções mais belas terão de ser traduzidas

O Português é cruel porque penso em Português

Talvez eu ande pelas praças, recitando poemas amargos
E receba pedradas dos estudantes

Talvez uma moça cega me ame

O coração não é inflável
Todo poeta sabe disso,
E todos podem ser poetas,
Por mais que o sejam calados

------

Cartas de amor têm de ser escritas à mão
Cada ponto, cada vírgula, a erupção de uma glória
Mesmo quando rasgadas, queimadas ou jogadas fora

------

Antes que eu repita as mesmas emoções passadas
Atirem-me razões
Gritem aos meus ouvidos qualquer palavra cheirosa
Que eu mudo as velas
E deixo a lua por lá mesmo

Antes que eu envelheça,
Retirem-me do sobrado

Os sentimentais evitam as estantes
Eles conhecem o pináculo do campo, o medo
A retidão, a censura e um pouquinho da mentira

------

O sino acaba o sono
A cena remete à sina
O toque precede o choque
A prece nos cede o transe

Juruna e Jurema:
O santo sotaque

------

A cada sorriso: mais dores
As mãos ocupadas

Tanto faz, tudo é igual
Os segredos que são seus, mas que nem você sabe
Tudo aquilo que cabe, mas que não está em suas mãos

------

Hoje, vou transformar um poema num quadro
Com olhos, pele e boca
Talvez as cores não combinem
Os versos não rimem, a tinta acabe
Eu me canse, volte ao chuveiro
E o líquido desabe

------

Pinte-me com sede
Ou ceda-me seus mares
Passe-me suas dores

Pinte-me contigo
Em risco tão concreto

Invente uma assinatura
E junte nossas redes
Numa mesma tela

------

Mil cento e setenta,
Meio e menos um.

Quatro quintos, cinco terços,
Onze, quinze avos.

..."

Trechos dos poemas Sopro Contido, Lembrete de Geladeira, O Canudo, Soluço, Volta e Meia, O Próprio Improviso, A Moeda, Poesia Invejosa, Trabalho de Desenho e O Contador de Histórias, de Thiago Kalu, publicados no blog Kaluniando (2006-2009). www.kaluniando.blogspot.com

.

Comentários

Unknown disse…
Meu irmão é puro talento... é da minha banca!!!

Saravá,
Marinho

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d