Pular para o conteúdo principal

Flica 2013 - Autores confirmados - Parte III

Autores confirmados na Flica 2013
Em cima: Sylvia Day, Fabrício Carpinejar e Makota Valdina
Embaixo: Carola Saavedra, Maria Hilda Baqueiro Paraíso e Joca Reiners Terron


A 3ª edição da Flica, a Festa Literária Internacional de Cachoeira, vai acontecer de 23 a 27 de outubro na cidade histórica e heroica do Recôncavo Baiano. Conheça mais uma leva de autores confirmados na programação principal da Flica.



SYLVIA DAY
http://www.flica.com.br/sylvia-day/

Natural de Los Angeles (EUA), é autora de diversos best-sellers do New York Times e do USA Today. Publicados em mais de trinta países, seus livros foram considerados uma “aventura emocionante” pelo Publishers Weekly e “perversamente divertidos” pela Booklist. Recebeu os prêmios RT Book Reviews Reviewers’ Choice Award, EPPIE Award, National Readers’ Choice Award e Readers’ Crown, e foi diversas vezes finalista do RITA Award of Excellence. Sua trilogia “Crossfire”, dos romances “Toda sua”, “Profundamente sua” e “Para sempre sua”, lançada pelo selo Paralela da Cia das Letras, é recorde de vendas no Brasil. Na Flica, lançará seu novo romance, “Um toque de vermelho”.

Na FLICA
Mesa 07 – “Entre Flores e Espartilhos”
Sexta-feira, 25 de outubro, às 19h



FABRICIO CARPINEJAR
http://www.flica.com.br/fabricio-carpinejar/

Gaúcho de Caxias do Sul (1972), é poeta, cronista, jornalista e professor. Possui vinte e quatro livros na literatura, oito de poesia, oito de crônicas, um de reportagem e sete infanto-juvenis. É apresentador da TV Gazeta e TVCOM, colunista do jornal Zero Hora, revista IstoÉ Gente e Pais&Filhos, e comentarista da Rádio Gaúcha. Já recebeu prêmios como Jabuti (2009) e quatro prêmios Açorianos. Foi escolhido pela revista Época em 2010 como uma das 27 personalidades mais influentes na internet. Seu blog já recebeu mais de dois milhões de visitantes, o twitter ultrapassou duzentos mil seguidores e sua página no Facebook mais de 190 mil fãs. Na Flica 2013, Carpinejar lança o seu mais novo livro, “Espero Alguém” (Bertrand Brasil), onde apresenta crônicas escritas após um período difícil de sua vida: o abandono pela mulher amada.

Na FLICA
Mesa 01 – “Enfrascar o Cotidiano”
Quarta-feira, 23 de outubro, às 20h



MAKOTA VALDINA
http://www.flica.com.br/makota-valdina/

Natural de Salvador (1943), é professora aposentada da rede pública municipal, educadora, ativista política e membro do Conselho de Cultura da Bahia, uma referência para as comunidades negras baianas, sendo reconhecida como mestra da sabedoria Bantu nos ambientes intelectuais nacionais e internacionais, valorizando as especificidades da nação de candomblé Angola-Congo. Valdina Pinto ocupa o cargo de Makota, assessora da Nengwa Nkisi, Mãe de Santo do Tanuri Junsara, Terreiro de Candomblé Angola, em Salvador. Durante os mais de cinquenta anos de ensinamentos e atividades em prol da preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro, Makota Valdina recebeu diversas condecorações como o Troféu Clementina de Jesus (UNEGRO), Troféu Ujaama, Medalha Maria Quitéria e Mestra Popular do Saber.

Na FLICA
Mesa 12 – “Ndongo, Ngola, Angola, Bahia”
Domingo, 27 de outubro, às 10h



CAROLA SAAVEDRA
http://www.flica.com.br/carola-saavedra/

Chilena de nascimento (1973), mas radicada no Brasil desde criança, é jornalista de formação, escritora e tradutora. É autora dos romances “Toda terça” (2007), “Flores azuis” (2008) – eleito melhor romance pela APCA, finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti – e “Paisagem com dromedário” (2010) – Prêmio Rachel de Queiroz na categoria jovem autor, finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti –, todos lançados pela Companhia das Letras. Seus livros estão sendo traduzidos para o inglês, francês, espanhol e alemão. Está entre os vinte melhores jovens escritores brasileiros escolhidos pela revista Granta. Morou na Espanha, na França e na Alemanha, onde concluiu um mestrado em Comunicação. Atualmente vive no Rio de Janeiro.

Na FLICA
Mesa 10 – “Afetos e Ausências”
Sábado, 26 de outubro, às 17h



MARIA HILDA BAQUEIRO PARAÍSO
http://www.flica.com.br/maria-hilda-baqueiro-paraiso/

Graduada e com mestrado em Ciências Sociais pela UFBA, com doutorado em História Social pela USP, é considerada a mais respeitada autoridade acadêmica da Bahia sobre assuntos indígenas. Atual vice coordenadora do Programa de Pós Graduação em História da UFBA, é membro do corpo editorial da UESB (BA) e da UFU (MG). A historiadora já pesquisou a trajetória dos Botocudos na Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, a luta dos Pataxós pelo ensino superior, a história indígena e do indigenismo, com análise da guerra justa dos atuais estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, entre outros estudos. Sobre as questões indígenas, a historiadora já publicou diversos artigos, livros e atualmente orienta quatro mestrandos e cinco doutorados, todos sobre esta temática.

Na FLICA
Mesa 08 – “Donos da Terra? – Os Neoíndios, Velhos Bons Selvagens”
Sábado, 26 de outubro, às 10h



JOCA REINERS TERRON

Natural de Cuiabá (1968), é escritor. Publicou “Eletroencefalodrama” (poemas, Ciência do Acidente, 1998), “Não Há Nada Lá” (romance, Ciência do Acidente, 2001, reeditado em 2011 pela Companhia das Letras). “Animal Anônimo” (poemas, Ciência do Acidente, 2002), “Hotel Hell” (novela, Livros do Mal, 2003), “Curva de Rio Sujo” (contos, Planeta, 2003), “Sonho Interrompido por Guilhotina” (contos, Casa da Palavra, 2006), “Do Fundo do Poço se Vê a Lua” (romance, Companhia das Letras, Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional de melhor romance de 2010), “Guia de Ruas Sem Saída” (graphic novel ilustrada por André Ducci, Edith, 2012). Assinou a dramaturgia de “Bom Retiro 958 Metros”, peça do Teatro da Vertigem. Seu último livro é o romance ”A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves” (Companhia das Letras, 2013).

Na FLICA
Mesa 09 – “A Velocidade da Contemplação Moderna”
Sábado, 26 de outubro, às 14h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta