Pular para o conteúdo principal

Crônicas: Barquinho Amarelo

Outubro de 1985


Na legenda do álbum de fotos da infância, D. Martha [minha mãe] escreveu: “Salvador, 7/10/85. Aniversário de Mirdad de 5 anos na escola ‘Barquinho Amarelo’. Ele está aí com a 1ª paixão”. Na foto, me impressiona a cumplicidade do abraço, como a menina entrelaça confortavelmente seus bracinhos no pescoço do menino, e ele retribui o enlace com as mãozinhas em força, no típico entrelaçamento robusto de quem possui por amor. Primeira paixão. É algo tão remoto e inocente que nem restou o nome. Como você se chama? Quem é você? Aliás, o que você se tornou?


No poema “Amor à primeira vista”, a poetisa polonesa Wislawa Szymborska, em tradução de Regina Przybycien, diz: “Porque afinal cada começo é só continuação e o livro dos eventos está sempre aberto no meio”. Este trecho é lindo e de uma intensa verdade. A cada novo amor que a sorte e a persistência nos proporciona, continuamos o melhor do legado afetivo construído em parceria com quem passou por nós e leva agora a alcunha de ex-amor [no melhor dos casos, um amor e não ex].


É impossível considerar meus feitos ou apenas pedaços vividos na rotina e as melhores lembranças sem entrelaçá-los à importância afetiva de cada amor que vivi. Como digo no poema “Inhame”, cuja síntese me satisfaz plenamente: “Sou o mais chapado de todos: não bebo, não fumo, não cheiro, nem injeto ou dissolvo; eu amo”. Eu preciso amar, sempre. Sou a antítese do estar solteiro, não consigo, embora a coincidência force-me a tanto. As relações acabam, mas o sentimento não.


Nunca reduzi à condição de “esteja comigo” para quantificar se há amor ou não pela parceira. Isto é muito pouco; revela a face da posse como hábito de quem não está propenso à compreensão. Mas deixo que cada uma conduza o pós-relação da melhor forma que seja para si. E geralmente o resultado é bem doloroso para mim; uma porta é melhor tratada do que a depreciativa alcunha de ex.


Será que você foi bem amada? Sobreviveu sem sequelas emocionais às inevitáveis traições dos homens de vinte anos? Foi preterida por outra, abandonada quando tinha sido mais entregue, surpreendida pelos descaminhos que o destino soterra os sonhos a dois [quando a força do que deve ser feito é sempre mais importante que o delírio de estar junto a qualquer custo]? Ou se casou com um longevo amor lá de sua adolescência ou colégio/faculdade, transformando-se numa mulher de poucos falos, tediosa balzaquiana de passeio em Shoppings e prazer por chocolates?


E se hoje, quase trinta anos após o nosso primeiro encontro [fomos coleguinhas desde 1984], você estiver morta? Ou mãe de dois filhos? É possível, mãe ou morta. Considerando nossa sociedade baiana, a probabilidade de você ser uma visionária destemida, uma intrépida sangue no olho, focada em seus objetivos ou solta no mundo, uma admirável mulher dona de si com um vasto conteúdo e questões a responder, hetero ou lésbica, é muitíssimo pequena. Uma pena – perdoe-me pelo preconceito, é só o meu melhor desejo para que você seja feliz e uma linda mulher, referência de feminilidade e beleza.


Niver de Mirdad em 1985 na Barquinho Amarelo


A “Barquinho Amarelo” funcionava na Barra, no Jardim Brasil, próxima ao primeiro lugar que morei, Edf. Barraville, na Rua Florianópolis. Comecei minha vida escolar nessa escolinha, frequentando-a em 1984 e 1985, antes de seguir com a família para o Sul da Bahia em 1986. O tal aniversário de cinco anos foi uma festinha toda arrumada por minha mãe, a atenciosa e amorosa D. Martha. Não me lembro de porra nenhuma dessa festinha. Só restaram as fotografias.


Interessante visitar as fotos da infância perdida. São tantas crianças desconhecidas, sem referência alguma. Quem são vocês? Que crueldade à curiosidade não saber quem são vocês, quem vocês se tornaram! Será que já conversamos 20 anos depois? Será que já fechamos negócio e não sabíamos? Trinta anos depois, será que algum de vocês foi à Flica? Fomos parentes via cunhados? Ficamos numa balada qualquer, encontros casuais de bocas famintas?


Quase não me lembro de você, doce menininha, primeira paixão. Relatos familiares espaçados informam que meu menininho de três anos, há trinta anos [quase], fulminou-se de paixão desde o primeiro contato em 1984 – plenamente possível, sou um fã incondicional do sortudo e bem raro “à primeira vista”. A única lembrança que restou foi a glória de ter desfilado ao seu lado no sete de setembro: é a primeira memória cristalizada de amor vivenciado que guardo.


Doce menininha, que agora é uma mulher feita [ou morta], provavelmente com a mesma idade que tenho, nascida entre 1980 e 1981, perdoe-me pela exposição e constrangimento. O único sentido disto aqui é agradecer-lhe por ser a origem do meu primeiro afeto, que causou o vício confesso e interminável de vivenciar o amor em formas cíclicas, último romântico que sou. Como se diz muito na Bahia, valeu!


Trilha sonora desta crônica: Solidão nº 4  do pianista Vitor Araújo.



Comentários

Ana Gilli disse…
Entrelaçados, é isso mesmo...

Sinto que levamos conosco, misturados e integrados ao nosso ser os Amores de nossas vidas. Amores que vão além de títulos tais como amigo, colega, namorado, esposa, de ontem ou de hoje. Amores por pessoas, parceiras de jornada.

O Amor se houve, não acaba. De tão forte que é se transforma e se adapta aos novos feitos e pedaços de rotina e, principalmente, se liberta de julgamentos, exigências e expectativas porque não necessita de condições e retorno para existir.

E como as existências se manifestam de infinitas formas, fiquemos em paz e com fé de que mesmo distante e em condições variadas ou adversas, o Amor, se um dia houve, continua a Vida em cada um de nós.

Com relação a saber sobre o Amor do outro, não queira. A única forma de viver o Amor é sendo em si mesmo o Amor.

Mirdad, gratidão por tudo o que você é! Gratidão por estar sempre presente e ser em mim uma manifestação de amor gerada de maneira tão sincera e carinhosa.

Cuidemos do Amor que há em nós.

Estejamos bem.

Te amo
Ana
Emmanuel Mirdad disse…
Muito bonito, Anagê, emocionado por aqui. S'u sim sim!

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta