Pular para o conteúdo principal

Produções de Emmanuel Mirdad: Ano 2009


Conheci o cantor e compositor baiano Tiganá Santana em 2007. No ano seguinte, escrevi o projeto de gravação do primeiro CD do artista, Maçalê, que concorreu no edital da Fundação Cultural da Bahia, ganhando com louvor. Conheça aqui a história que originou o belo álbum produzido por Luiz Brasil, finalizado em 2009, ano em que as minhas realizações com a Putzgrillo Cultura foram a exposição relacionada ao Prêmio Bahia de Todos os Rocks no Shopping Iguatemi, o lançamento do DVD Bogary da banda Cascadura e a direção da cerimônia do VII Festival de Música da Educadora FM (além do lançamento do EP Harmonogonia, com minhas composições ao piano, produção própria).



Gravação do CD Maçalê — Tiganá Santana

Com onze faixas autorais, é o álbum de estreia do cantor e compositor baiano Tiganá Santana, com produção musical de Luiz Brasil e os convidados especiais Virgínia Rodrigues, Roberto Mendes e Mou Brasil, gravado em Salvador, Bahia, com a participação de músicos como Gabi Guedes, Ldson Galter, André Becker e Antenor Cardoso.

Patrocinador – Governo da Bahia | Fundo de Cultura — Secretarias de Cultura e da Fazenda | Vencedor do edital de gravação da Funceb

Funções – Produção do artista | Criação, captação, administração financeira e prestação de contas do projeto

-----


EP Harmonogonia — Mirdad

Sempre tive uma ligação ancestral com o piano, mas que, como Mirdad, resolvi não desenvolvê-la — embora tenha sempre ficado latente. No início de 2008, tive que estudar o programa de partituras Finale para criar e transcrever os arranjos de sopro para o álbum Universo Telecoteco, da banda Pedradura. Logo o processo prático se tornou artístico e eu criei, no próprio programa, arranjos para piano solo de algumas composições minhas — as partituras foram transcritas por Martha Anísia, a minha mãe musicista, que sempre transcreveu as minhas canções.

Nasceu então o EP Harmonogonia, inicialmente chamado de (Pia)Noite, baseado em versões de algumas músicas folk minhas que estavam na gaveta do projeto Sad Child. O EP demo teve o áudio extraído do Midi do programa de partituras digital e passou em 2008 por um melhoramento por André Magalhães, do Submarinos Studios, com a minha produção. Harmonogonia foi disponibilizado na internet no começo de 2009.

Patrocinador – Meu bolso

Funções – Compositor | Arranjador | Produtor musical | Produtor executivo

-----


Exposição Eles Estão Entre Nós
Evidências e Artefatos do Rock Baiano

Como uma ação do Prêmio Bahia de Todos os Rocks, a exposição Eles Estão Entre Nós — Evidências e Artefatos do Rock Baiano foi viabilizada pelo Shopping Iguatemi, com apoio da 28 Camisas Inteligentes, para comemorar o dia do rock, e teve fotos de Sora Maia, curadoria e textos de Chico Castro Jr., e diversos artefatos emprestados por Bigbross, Ricardo Cury e outros roqueiros da Bahia.

Patrocinador – Shopping Iguatemi

Função – Produção executiva

-----


Cerimônia do VII Festival de Música
da Educadora FM

Noite de entrega de prêmios do VII Festival de Música da Educadora FM no Teatro do IRDEB, em homenagem aos criadores do trio elétrico, Dodô & Osmar, com transmissão ao vivo pela rádio e pela TVE. A banda base foi o trio Retrofoguetes, comandado pelo diretor musical Beto Barreto, com a presença dos convidados Armandinho, Aroldo Macedo e BaianaSystem.

Patrocinador – IRDEB | Secretaria de Cultura | Governo da Bahia

Funções – Direção | Roteiro | Concepção Artística

-----


Lançamento do DVD Efeito Bogary — Cascadura

Na Praça Tereza BatistaPelourinho, Salvador, Bahia, realizamos o show da banda Cascadura para lançar do DVD Efeito Bogary, em parceria com a Piano Forte, com lotação máxima, comoção da plateia para as canções da fase Bogary e diversos autógrafos no final.

Patrocinador – Pelourinho Cultural | Funceb/Secretaria de Cultura | Governo da Bahia

Funções – Captação | Co-produção

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d