Pular para o conteúdo principal

Revisando 2014

Emmanuel Mirdad - Foto: Leo Monteiro

2014 foi o ano do retorno da minha carreira autoral. Logo no início, desfiz a sociedade com a produtora Edmilia Barros na empresa Mirdad Cultura, e desisti da vida de business man da produção cultural – continuei com a sociedade na empresa Cali e a gerenciar a Flica. Brevemente pensei em me tornar fazendeiro de cacau em Ilhéus, mas preferi voltar a produzir a minha carreira artística.

Dediquei a maior parte do ano a produzir e lançar virtualmente EPs da banda de rock psicodélico progressivo em inglês The Orange Poem, com as minhas composições. Foram seis ao todo, que culminaram no álbum duplo “Hybrid”, lançado virtualmente em outubro – a minha principal realização de 2014. Esse trabalho foi todo custeado por recursos próprios, e finalmente pude eternizar o trabalho do poema laranja, incompleto e insuficiente com o vocalista anterior.

Recuperei 18 canções do repertório The Orange Poem, que ganharam nova mixagem e alguns instrumentos gravados por Tadeu Mascarenhas, do Casa das Máquinas, e a participação de seis vocalistas. Como disse por aí, posso morrer feliz, pois o mestre Mateus Aleluia gravou três músicas minhas. Não só ele; tive também a honra de gravar três vozes sensacionais e referenciais do rock baiano, como Glauber Guimarães, Nancy Viégas e Mauro Pithon, além de apresentar em disco a voz do amigo Rodrigo Pinheiro e ter a presença do bombado e competente Teago Oliveira, da Maglore.

Capas do álbum duplo, EPs, fotos dos vocalistas, etc. – The Orange Poem em 2014

Enquanto arrumava a obra da The Orange Poem, botei ordem no meu acervo, organizando e divulgando no blog os meus discos e composições gravadas nas seções Discografia Composições. Em 2014, completei 15 anos de trabalho na área de produção cultural e comemorei a efeméride publicando no blog a seção Produções, compilando todos os trabalhos que fiz. Aproveitando o embalo, produzi o single “A Mendiga e Eu”, gravada pela banda Quarteto de Cinco – ouça aqui. E, em outubro, coordenei a realização da 4ª edição da Flica em Cachoeira, Bahia – veja o resumo aqui.

2014 entrou para a minha história como o ano em que finalmente afirmei: sou escritor! O Mirdad editor finalmente reconheceu o trabalho do Mirdad escritor – fiquei em paz. Passei a ser autor da editora Cousa, do comparsa Saulo Ribeiro, de Vitória, Espírito Santo. Em maio, depois de quatro anos, lancei um novo livro: “Nostalgia da lama”, de poemas. Filho único, pois o meu foco é a ficção, principalmente os contos. Ainda no verão de 2015, lançarei “O grito do mar na noite”, de contos, em homenagem ao mestre Hélio Pólvora. Aproveitei para criar a seção Livros, que promete ser bastante movimentada nesses próximos anos.

Ainda na área da literatura, fui a vários lançamentos durante o ano, e li como nunca: 59 livros, entre lidos e relidos. Tive o prazer de degustar a Coleção Hélio Pólvora, três livros de crônicas do mestre Nelson Rodrigues, reler o livro de Clarice Lispector que mais gosto, e conhecer os excelentes livros de ensaio de Andrew Solomon e do finado David Foster Wallace. Movimentei bastante a seção Pílulas, que logo mais dará adeus ao blog por pura falta de tempo.

Lançamento do livro "Nostalgia da lama" em 31/05/2014 - Foto: Léo Monteiro

Resolvi a parte musical que estava pendente e dei novo rumo à carreira literária. Mas, e o sonho? Nada. O audiovisual não conseguiu acontecer, de novo. Depois de dois fracassos com parceiros em 2012 e 2013, acertei com dois novos em 2014, parecia promissor, mas durou pouco. Diferenças de estilo, de maneira de trabalhar. Ao menos a marca foi criada e em 2015 meu foco, energia e impulso será total para colocar a Aláfia Filmes na rua. Aláfia!

2014 foi o ano que eu não fui para o Carnaval, nem para o São João, faltei o Natal e dormi em casa no Réveillon. Assisti a Copa do Mundo pela tevê, como se ela estivesse na Sibéria, e não no meu país, na minha cidade. Ao menos torci pela Alemanha, assim como em 1990, e vibrei por cada um dos sete gols. Perdi o melhor professor que tive, o grande mestre André Setaro, e assoprei as cinzas do meu pai na Baía de Todos os Santos, com a Igreja do Bonfim ao longe. O poeta queria ser vento, e não pedra. No sopro, realizei a sua vontade, Mestre Dedé. Um pedaço da sua poesia e voz de sertanejo continuará aqui, para sempre.

Principal feito de 2014


Produção do álbum duplo “Hybrid”, da banda The Orange Poem

-----

Livro que mais gostei em 2014


Memórias – A menina sem estrela
(Agir, 2007)
Nelson Rodrigues
[trechos aqui]

-----

Livros prediletos em 2014


1) “Memórias – A menina sem estrela” (Agir, 2007), de Nelson Rodrigues 

2) “O grito da perdiz” (Casarão do Verbo, 2013), de Hélio Pólvora

3) “Ficando longe do fato de já estar meio que longe de tudo” (Companhia das Letras, 2012), de David Foster Wallace

4) “O demônio do meio-dia” (Objetiva, 2002), de Andrew Solomon

5) “O reacionário” (Agir, 2008), de Nelson Rodrigues

6) “Mar de Azov” (Casarão do Verbo, 2013), de Hélio Pólvora

7) “A geração da utopia” (Leya, 2013), de Pepetela

8) “A cabra vadia  Novas confissões” (Agir, 2007), de Nelson Rodrigues

9) “Massacre no Km 13” (Casarão do Verbo, 2013), de Hélio Pólvora

10) “Predadores” (Língua Geral, 2012), de Pepetela

11) “Dicionário amoroso de Salvador” (Casarão do Verbo, 2014), de João Filho

-----

Todos os 53 livros lidos em 2014


-----

Reli 06 livros em 2014: “A descoberta do mundo”, de Clarice Lispector; “Pés quentes nas noites frias”, “O inédito de Kafka”, “Nem mesmo os passarinhos tristes”, “Dizer adeus” e “Recordações de andar exausto”, todos de Mayrant Gallo.

-----

Filme que mais gostei em 2014


Ela
(Her - 2013)
Spike Jonze

-----

Filmes prediletos vistos em 2014


1) “Ela” (Her - 2013), de Spike Jonze

2) “A Grande Beleza” (La Grande Bellezza - 2013), de Paolo Sorrentino

3) “Rush: No Limite da Emoção” (Rush - 2013), de Ron Howard

4) “Relatos Selvagens” (Relatos Salvajes - 2014), de Damián Szifrón

5) “A Caça” (Jagten - 2012), de Thomas Vinterberg

6) “Capitão América 2: O Soldado Invernal” (Captain America: The Winter Soldier, 2014), de Anthony Russo e Joe Russo

7) “Nebraska” (Nebraska - 2013), de Alexander Payne

8) “Clube de Compras Dallas” (Dallas Buyers Club - 2013), de Jean-Marc Vallée

9) “12 Anos de Escravidão” (12 Years a Slave - 2013), de Steve McQueen

10) “Walt nos Bastidores de Mary Poppins” (Saving Mr. Banks - 2013), de John Lee Hancock

11) “Álbum de Família” (August: Osage County - 2013), de John Wells

-----

Todos os 49 filmes vistos em 2014


-----

Revi 12 filmes em 2014: “O Poderoso Chefão II”, “Ela”, “Frida”, “Bastardos Inglórios”, “Gonzaga: De Pai pra Filho”, “Edward Mãos de Tesoura”, “Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo”, “Jogos Vorazes”, “Vanilla Sky”, “Clube de Compras Dallas”, “O Plano Perfeito” e “Ninfomaníaca: Volume 1”.

-----

Produções Emmanuel Mirdad 2014

Janeiro


Lançamento virtual do EP “Ground”, 
da banda The Orange Poem

-

Abril


Lançamento virtual do EP “Unquiet”, 
da banda The Orange Poem

-

Maio


Lançamento do livro “Nostalgia da lama” (Cousa, 2014) 
em Salvador-BA

-

Junho


Lançamento virtual do EP “Wide”,
da banda The Orange Poem

-

Julho


Lançamento virtual do EP “Balance”,
da banda The Orange Poem

-

Agosto


Lançamento virtual do EP “Ancient”, 
da banda The Orange Poem

-

Setembro


Lançamento virtual do EP “Crowd”, 
da banda The Orange Poem

-

Outubro


Lançamento virtual do álbum duplo “Hybrid”, 
da banda The Orange Poem

-----

Produções Cali 2014

Outubro / Novembro


Flica - 4ª Edição (29/10 a 02/11)
Resumo aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d