Pular para o conteúdo principal

Meu Oscar 2015


Acompanho as nove categorias que me interessam do Oscar e neste post apresento as minhas preferências entre os indicados, além de pitacos sobre quem eu acho que a Academia irá premiar. Diferente do que foi em 2013 e 2014, achei esse ano uma safra muito fraca, e a principal ausência pra mim é a indicação do ator David Oyelowo pelo bom filme Selma. Meu predileto é Boywood, mas o único filme que me deixou impressionado de fato foi Leviatã, de Andrey Zvyagintsev.


Meu Oscar 2015 - Melhor filme em língua estrangeira

Leviatã (Левиафан), de Andrey Zvyagintsev

Provável vencedor: Leviatã

PS: Não vi Timbuktu e Tangerines

Indicados:
- Leviatã (Rússia)
- Relatos selvagens (Argentina)
- Ida (Polônia)
- Timbuktu (Mauritânia)
- Tangerines (Estônia)


Meu Oscar 2015 - Melhor filme


Provável vencedor: Sniper americano (American sniper), de Clint Eastwood

Indicados:
- Boyhood: Da infância à juventude
- Birdman
- O grande hotel Budapeste
- Selma
- O jogo da imitação
- Sniper americano
- A teoria de tudo
- Whiplash


Meu Oscar 2015 - Melhor diretor


Provável vencedor: Richard Linklater

PS: Não vi Foxcatcher

Indicados:
- Richard Linklater (Boyhood)
- Alejandro Gonzáles Iñárritu (Birdman)
- Wes Anderson (O grande hotel Budapeste)
- Morten Tyldum (O jogo da imitação)
- Bennett Miller (Foxcatcher: Uma história que chocou o mundo)


Meu Oscar 2015 - Melhor roteiro original


Provável vencedor: Birdman

PS: Não vi O abutre e Foxcatcher

Indicados:
- Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr. e Armando Bo (Birdman)
- Richard Linklater (Boyhood)
- Wes Anderson e Hugo Guinness (O grande hotel Budapeste)
- Dan Gilroy (O abutre)
- E. Max Frye e Dan Futterman (Foxcatcher)


Meu Oscar 2015 - Melhor roteiro adaptado

Graham Moore por O jogo da imitação (The imitation game)

Provável vencedor: Jason Hall por Sniper americano

PS: Não vi Vício inerente

Indicados:
- Graham Moore (O jogo da imitação)
- Paul Thomas Anderson (Vício inerente)
- Jason Hall (Sniper americano)
- Anthony McCarten (A teoria de tudo)
- Damien Chazelle (Whiplash)


Meu Oscar 2015 - Melhor ator


Provável vencedor: Michael Keaton

PS: Não vi Foxcatcher

Indicados:
- Michael Keaton (Birdman)
- Benedict Cumbertatch (O jogo da imitação)
- Bradley Cooper (Sniper americano)
- Eddie Redmayne (A teoria de tudo)
- Steve Carell (Foxcatcher)


Meu Oscar 2015 - Melhor atriz


Provável vencedora: Julianne Moore por Para sempre Alice

PS: Não vi Para sempre Alice e Dois dias, uma noite

Indicadas:
- Reese Witherspoon (Livre)
- Julianne Moore (Para sempre Alice)
- Marion Cotillard (Dois dias, uma noite)
- Felicity Jones (A teoria de tudo)
- Rosamund Pike (Garota exemplar)


Meu Oscar 2015 - Melhor ator coadjuvante


Provável vencedor: JK Simmons por Whiplash

PS: Não vi Foxcatcher

Indicados:
- Ethan Hawke (Boyhood)
- JK Simmons (Whiplash)
- Robert Duvall (O juiz)
- Edward Norton (Birdman)
- Mark Ruffalo (Foxcatcher)


Meu Oscar 2015 - Melhor atriz coadjuvante


Provável vencedora: Patricia Arquette

PS: Não vi Caminhos da floresta

Indicadas:
- Patricia Arquette (Boyhood)
- Emma Stone (Birdman)
- Laura Dern (Livre)
- Keira Knightley (O jogo da imitação)
- Meryl Streep (Caminhos da floresta)

Comentários

Emmanuel Mirdad disse…
Oscar 2015, das nove categorias que opinei esse ano, acertei quatro pitacos e errei cinco. Duas injustiças das brabas: Michael Keaton e Richard Linklater, que deveriam ter sido o melhor ator e o melhor diretor, por Birdman e Boywood. E claro, a maior injustiça: Leviatã, o melhor filme entre todos os indicados, perder para Ida (que merecia o de Fotografia e perdeu).

Pitacos certos:

Melhor roteiro original: Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr. e Armando Bo por Birdman (Meu predileto também)

Melhor atriz: Julianne Moore por Para sempre Alice (Minha predileta foi Reese Witherspoon por Livre)

Melhor ator coadjuvante: JK Simmons por Whiplash (Meu predileto foi Ethan Hawke por Boyhood)

Melhor atriz coadjuvante: Patricia Arquette por Boyhood (Minha predileta também)

Pitacos errados:

Melhor filme em língua estrangeira: Ida (Pitaquei e preferi Leviatã)

Melhor filme: Birdman (Pitaquei em Sniper americano e preferi Boyhood)

Melhor diretor: Alejandro Gonzáles Iñárritu por Birdman (Pitaquei e preferi Richard Linklater por Boyhood)

Melhor roteiro adaptado: Graham Moore por O jogo da imitação (Pitaquei em Sniper americano e ganhou o meu predileto)

Melhor ator: Eddie Redmayne por A teoria de tudo (Pitaquei e preferi Michael Keaton por Birdman)
Unknown disse…
Os oscars são duas coisas que eu gosto ver, ver como os artistas estão vestidos eo tempo dos prêmios. Os filmes de ação são os que parecem mais emocionante, e isso é uma categoria que gostam de ver. Sem dúvida o mais esperado do ano.

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta