Pular para o conteúdo principal

O grito do mar na noite no blog CultVerso


Dei uma entrevista sobre o meu novo livro de contos, O grito do mar na noite (Via Litterarum, 2015), entre outros assuntos, para o blog CultVerso e ela foi publicada hoje, 02/08/2015. Leia aqui.

Segue abaixo na íntegra:

Os berros do mar: Livro de contos retrata as fraquezas das relações humanas
02.08.2015 | Yuri Pastori e Jhone Amaral

Em entrevista ao blog CultVerso, Mirdad fala sobre o novo livro de contos O grito do mar da noite (Via Litterarum/2015, 172 páginas) lançado em junho, as inspirações para escrever, seus contos preferidos e projetos futuros:

1 - Qual a inspiração em escrever um livro de contos? Quais as temáticas abordadas nos contos do livro?

A inspiração de escrever um livro de contos é vibrar com a possibilidade de trazer ao leitor várias histórias distintas num mesmo livro.

O grito do mar na noite é formado por dez contos, e, logo na abertura, Chá de boldo fala sobre o abandono de pessoas pela própria família. Sol de abril apresenta a bela e triste história de Lourdes, a sanfoneira caolha, uma homenagem à canção Assum Preto, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e Assexuada traz o dilema de Monique, a mulher que nunca gozou e não se importa, mas quer vivenciar o amor - sem sexo, é possível?

No conto O banquete, segundo o escritor Mayrant Gallo, que escreveu o posfácio do livro, racismo, imigração ilegal, preconceito social e racial, além de heroísmo efêmero, se apresentam tão a gosto do jornalismo televisivo e funcionam como uma espécie de painel difuso do nosso mundo cotidiano, tão caótico. Gallo se divertiu com as desventuras amorosas do “autodestrutível Casanova às avessas” Pedro Henrique, no conto Receba, em que o protagonista, “muito embora consciente de seus quase êxitos, e especialmente de seus fracassos, mantém a linha, segue em frente e volta a se aventurar, como o boxeador tonto de Chaplin”.

Em Bonecas, o macho alfa se liberta aos desejos homossexuais; Quase onze dias, o maior do livro, traz uma vasta pesquisa histórica em que efemérides são relacionadas com fatos ordinários do cotidiano. Além desses contos, O grito do mar na noite traz mais três contos, sobre os desencontros das relações afetivas, o encontro irremediável com a morte e o gira mundo talião que surpreende os algozes.

2 - "O grito do mar na noite" é o segundo volume de contos de uma trilogia. Quais as diferenças de um volume para o outro?

A ideia surgiu do meu editor Agenor Gasparetto, da editora Via Litterarum, de lançar os três livros de contos em um box, no final deste ano (Abrupta sede, de 2010, O grito do mar na noite, de 2015, e Paisagem da insônia, inédito). Porém, desistimos, porque sou um autor iniciante e é muita audácia lançar, agora, uma trilogia no formato de caixa, como se fosse uma coleção. Ainda não é o momento para isso. E, o primeiro livro de contos, Abrupta sede, de 2010, está sendo refeito e não será lançado mais. Descartei muitos contos e os melhores estão sendo revisados, com várias partes sendo refeitas, e serão incorporados no terceiro livro de contos, que será lançado em breve. É um reboot, pois só me tornei um escritor profissional no ano passado.

O novo livro será dedicado ao amigo, escritor e professor Mayrant Gallo. Por conta dessa homenagem, terei de mudar o nome Paisagem da insônia, como foi anunciado anteriormente, porque o título terá de ser em relação a Mayrant, e “Paisagem...” foi retirado de uma crônica de Clarice Lispector. É uma repetição do que fiz em O grito do mar na noite, que dediquei ao saudoso mestre Hélio Pólvora (1928-2015), e o título é um anagrama para títulos do grande contista: O grito da perdiz, Mar de Azov e Noites vivas.

Entre O grito do mar na noite e o próximo e último livro de contos, não há diferenças substanciais. Em ambos, apresento histórias distintas entre si, com personagens complexos em situações-limite. Brinco com o meu editor que todos os contos poderiam ser reunidos em um livro só (risos).

3 - Em entrevista, você disse que Hélio Pólvora é fonte de inspiração. Em quais aspectos Hélio Pólvora é inspiração na sua escrita?

Hélio Pólvora foi um gigante da nossa cultura, um gentleman, generoso e amigável, um intelectual e tradutor valioso, e um dos nossos melhores escritores de todos os tempos, gênio do estilo. A Coleção Hélio Pólvora (contendo cinco livros de contos, essenciais na bibliografia do mestre), lançada em 2013 pela editora Casarão do Verbo, é sagrada, para mim. Sempre volto aos seus contos, principalmente para ter respeito à palavra, ser preciso e claro, rebuscar poeticamente a ficção, ser implacável e denunciar as misérias e contradições humanas, e honrar o compromisso com o leitor: não enganá-lo com autoelogios desnecessários, livrar-se das armadilhas da história que fracassa no fim, e surpreendê-lo com uma boa história. Carregarei Hélio sempre comigo, um busto de seu fantasma a aparecer durante o meu processo de criação, e dizer: “Menos, Mirdad”, ironizando o enigma do resultado com o seu sorriso comedido de um homem que bem viveu.

4 - Você tem um conto preferido no livro?

Tenho! Sol de abril é o meu conto predileto no livro O grito do mar na noite, uma homenagem ao Nordeste que faço parte, de onde nasci, mesmo no litoral, e das heranças que o meu saudoso pai, o filósofo e poeta sergipano Ildegardo Rosa (1931-2011), fã de Luiz Gonzaga e do sertão, me fez reconhecer, cultuar e celebrar. Acho tocante e bela a triste história da sanfoneira caolha Lourdes, que tocava como ninguém. Homenagear a canção Assum preto, nosso maior blues sertanejo, no ano do centenário do poeta cearense Humberto Teixeira, letrista da canção, foi um imenso prazer.

Gosto também de Chá de boldo, O banquete, No palheiro e Receba. E não posso deixar de ter carinho por Quase onze dias, pela trabalheira que a sua pesquisa histórica me deu (risos).

5 - O que esperar do próximo livro?

Como revelei, de primeira mão, o título não será mais Paisagem da insônia. Esse novo livro terá os melhores contos do meu primeiro livro, revisados e refeitos, e mais diversos contos pequenos, inspirados pelas leituras de Anton Tchekhov, Dino Buzzati e Mayrant Gallo. Aproveito para esclarecer que será o último livro de contos porque a partir de 2016 me dedicarei exclusivamente à escrita de romances.

Prefiro que os leitores do CultVerso conheçam O grito do mar na noite. Vamos, agucem os seus ouvidos e deixem que o mar lhes berre, à noite, as histórias com tipos interessantes, como o sedutor barato Pedro Henrique, a assexuada Monique, o macho alfa Bodão, o bisavô abandonado e, claro, a sanfoneira caolha Lourdes, entre outros. Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta