Pular para o conteúdo principal

Cinco poemas e três passagens de Ângela Vilma no livro A solidão mais funda

Ângela Vilma (foto daqui)


Para Lívia Natália
Ângela Vilma

Tenho nesse corpo – aparentemente frágil –
uma raiz longa, úmida, selvagem.
Minha carne negra
vislumbra o que há de mais secreto
no céu:
a noite.

Sou maré alta, amiga. E também sou árvore.
Um bambu, cai não cai, e embora eu venha do rio
tenho o sal do mar no meu corpo magro,
assim como tens no corpo
o mar e a tempestade
das águas escuras do rio Gafanhoto
e do Paraguaçu: moradias de Oxum,
encobrindo o excesso de claridade
de todas as manhãs.

Temos as mesmas águas na alma
feita de peixes, marés, e pedras:
frenéticas, nos levam ao fundo
ao fundo
onde moram
os enterrados
vivos.

--------

Para Rimbaud
Ângela Vilma

A lua zombou amarelo nesse sol de setembro.
Meus braços se abriram negros para o amor
e a branca nuvem, que é a morte, me enlaçou.
A branca nuvem das ausências e escolhos
solapou o vermelho sangue dos sortilégios
amorosos, e o mais azulado fogo fátuo
das promessas. Eu grito em lilás, como as violetas,
com a tez viva, embora morta, e a silhueta
espiritual em cinza. Realmente, Rimbaud acertou:
o A é negro, profundo, abissal; eu sou.

--------

Para Rita Santana
Ângela Vilma

Vem, homem, deitar sobre "meus seios flácidos",
minha barriga percorrida por riachos e quedas d'água,
minhas carnes plissadas pelos tempos que passaram.
Tenho o escandaloso furor de mulher guardada
            [em convento,
e minhas roupas de baixo são o vazio de uma
            [luz de dentro
que esconde o que é mais duradouro.

Na minha pele, doidas celulites sensualizadas; um
            [trocar de pernas
de um lado para o outro, e uma virtude dessas rugas
embelezaram meu rosto.
Vem, homem, que sou a mulher que lhe banhará
com o sal grosso das marés.
Recolherá seu rosto no meu íntimo
mais côncavo, onde as ondas se escondem
atônitas

--------

Para José Paulo Paes
Ângela Vilma

Na imensa casa de meus avós, que desapareceu, há
insistentes fantasmas:

Uma jarra de copos de alumínio, com nomes gravados
em letras bordadas, sobre um pote encostado na sala.
Um rádio que falava a voz do Brasil em meio aos grilos
e canto dos sapos, como se detivesse a noite.
Uma cama de patente e seu colchão de mola, cheirando
à cerimônia.
Uma penteadeira com o retrato de um menino
gordo, de paletó e gravata, pintado em pincel, cores
esmaecidas, pois muito velho na vida aquele menino
           [estava.
Na outra sala, um guarda-louça e um oratório: santos
antigos, perdidos em sua fé com as caras
           [desbotadas.
Nos imensos quartos, uma vastidão de vazio e de gente
ausente que foi tudo para São Paulo.

Na cozinha, minha avó acocorada, pitando seu
cachimbo fantasma.

Tudo, tudo ali está morto, tudo ali morreu,
até minha caneca de tomar café com bolacha
           [e coalhada.
Meu avô desapareceu em sua bicicleta, numa das
curvas do mato; com o bolso cheio de bala: de mel e
amendoim, bala de roça, revestida de papel barato.
Nas costas ele levava um pacote de requeijão – que era
só de mãe, sua filha amada.

Minha avó assiste a tudo isso, com seu cachimbo
           [fantasma.

Nem mais carros passam ali, o mato tomou tudo; a
casa enorme e seu fogão de lenha, e as caçarolas de
alumínio, os vidrinhos de perfume, tudo tudo como
sino tocam com o vento da madrugada.

O fantasma de minha avó não se rende:
pita seu cachimbo, acocorada no nada.

--------

Para Ferreira Gullar
Ângela Vilma

Não vi quando enterraram Clarice
no cemitério judeu de S. Francisco Xavier,
mas eu estava, Gullar, do teu lado
e também vi os grandes olhos dela
resistindo à terra.
Dois grandes olhos abertos
vendo as nuvens, a vida e a morte,
principalmente vendo, a custo,
a enorme ingratidão do vento,
do vento que não se abaixava
à cova, a fim de refrescar-lhe
o rosto.

--------

"Ninguém mais chora,
nem se espanta.
Tudo virou apenas
curiosidade."


"Já fiz quase tudo a fazer nesse mundo.
Doei meu beijo e meu abraço mais íntimos
minhas roupas e meus sapatos, meus cabelos
doei ao vento, ao redemoinho, às tempestades.
Entrei na fuzilaria da morte, no muro
com a idade certa. Para que arrumar a casa?

(...)

Oh Patativa, como eu queria tuas rimas, tua pureza
tua inocência, tua vida eterna!
Sou nordestina ingrata, farta de vida íntima!
Nunca fui, não sou, nem serei, voz de nenhum povo
nem de minha voz, mouca, ínfima ilusão
a falar sem oitiva, recitando em silêncio
a solidão para mim mesma."


"O silêncio que aqui mora
é duro, e se houvesse pedra
            por aqui
            e não ferro

eu abriria a porta."



Presentes no livro de poemas "A solidão mais funda" (Mondrongo, 2016), de Ângela Vilma, páginas 38, 65, 54, 43-44 e 64 respectivamente, além dos trechos dos poemas "Para Carlos Drummond de Andrade" (p. 13), "XI" (p. 83-84) e "Para Mariana Botelho" (p. 16), presentes na mesma obra.

Comentários

elia maria disse…
olá, em minha infância cheguei a encontrar um livro super surrado e muito antigo na bagunça do meu pai, o titulo parecia ser alguma coisa.. "escrito na pedra" e continha poesias de Ângela Vilma, tenho um decorado e acredito que seja de autoria da mesma, mas gostaria de confirmar, porém, toda vez que pesquiso em algum navegador ou base de dados, não a encontro. A poesia começa assim: "já não me anseias mais os teus sobrados verticais, a tua vontade centenária de amor/trago outras utopias além daquelas/ algumas desajustadas outras queridas/ mas todas sem o mesmo rumo./ tuas ruas trazem curvas curtas e longas com rios flutuantes/ como este vazio/ este nu, erótico e vazio/ não,/ esta areia é demais rasa sem feitio/ teu amor é muito claro como estes lampiões/ que nas manhãs se apagam." por favor me ajuda, não a encontro em lugar nenhum.
aeronauta disse…
Ellia Maria, que felicidade ler seu comentário. Este poema me parece que está, de fato no meu segundo livro, Poemas escritos na pedra (1994). Abraços. Grata, Mirdad, pelo apoio de sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d