Pular para o conteúdo principal

Cinco poemas e três passagens de Astier Basílio no livro Servir a quem vence

Astier Basílio (foto daqui)


Esquecer
Astier Basílio

Esquecer é
retirar as facas
e colocá-las no lugar
correto.

--------

Entrega
Astier Basílio

O que eu não tenho
te procura.

--------

Romance para a moça sob
o céu da São Gonçalo
Astier Basílio

Aquela que traz o mundo
não nos ombros, mas no abraço.
Que fala por seu olhar
a sépia de alguns retratos.
Como se um tempo de tempos
houvesse somente em algo
seu. E para onde ela olha:
paisagens que dicionários
não tocam, pois sua língua
é mar de amanhãs arcaicos.

Aquela que possui música
quando tenta dizer algo.
E às vezes o que ela diz,
diz com os quadris e os sapatos.
A cheia de fé nos homens,
mas não em deuses de barros.
A com histórias de Holanda
caminhando em meio aos ácaros.
A que compõe carnavais
se houver amigos e álcool.
A que possui palavrões
e um rosário em seus vocábulos.
É Ela – e ao redor o sol
quarando as canções que faço.

Aquela que está usando
no cabelo uma flor do Lácio.
A que possui um sorriso
mais longe do que seus lábios.
Que ri como se estivesse
usando uma lira ou arco.
A que possui travessias
no jeito de olhar de lado.
A que mesmo sem sorrir
tem o sorriso embrulhado.
A que sorri com o corpo
e o sol que causa é descalço.

A que não teme, por vezes,
trazer nas palavras, dardos.
Que tem estrelas nos pés
e os pés como se de fauno.
A que faz girar galáxias
com as luas de sagitário.

A que possui alegria
e o sentimento de trágico.
A que tem um mapa-mundi
a completar, feito um álbum.
A que é filha do samba
nos fins das tardes de sábado.
Que distribui, displicente,
só com o existir, regalos.

A com perfil de rainha,
alheia a trono e criados.
A que cavalga sem bridas
o ir pra frente é seu prado.
A do Mar de Manaíra,
alta quase para pássaros.
A que traz noites velozes
perto ao coração selvagem.
A que mora no que eu penso
e nos céus da São Gonçalo.

--------

Convite
Astier Basílio

algum dia te chamarei para cinema,
ao japonês. Ao Cabo Branco.
Mas hoje quero colocar luares
relógios do mundo. E num sussurro

embrulho o convite. Eu te convido
para um abraço. Haverá café.
Tarde com Trincheiras e a torre da
igreja de Jaguaribe. Mas hoje

quero tocar na tua vontade e fazer
com que ela cancele o risco de
perder a vaga, de pagar com multa. Eu
te convido para um abraço. Haverá

prazo nenhum pra se voltar pra casa.
Ficar em casa vai ser só isso.
Teus pés. Meus pés. E o mesmo ritmo
capaz de caber o mundo, num abraço.

--------

Maçã do amor
Astier Basílio

Viver em província
é circular
na quadrilha

nada além
do cio de cães
da mesma
matilha

farejando os cus
uns dos
outros

--------

"a paisagem é por dentro. O tempo é sobre
labirintos de vidro. E nós? – inúteis,
com as almas no chão. Em cada toque:
fendas, riscos, portais. Um céu se cumpre"


"Eu tenho saudade
de um monte de coisa
com você
no meio:

(...)

da conferência
de vaga-lumes
que seu olhar
consegue
quando uma alegria
está próxima;

de suas pernas
propondo
novos precipícios
e diferentes
maneiras
de pronunciar
a falta
de chão"


"O dragão, tatuado desde as nádegas,
dobra o ilíaco e com sua língua alcança
o final, onde o mundo é uma metáfora
definida por pelos e distâncias.
Cospe fogo, ah, vermelhos, língua ágrafa
de um riso cruel. O riso entranha-
se fio-terra que ao toque desencapa
-se. O lugar é nenhum. A língua é estranha.
O dragão, respirando esta descarga,
rearruma sua sombra e neste mantra
o desejo tem chifres e tem caudas"



Presentes no livro "Servir a quem vence" (Mondrongo, 2015), de Astier Basílio, páginas 59, 19, 67, 71 e 49, respectivamente, além dos trechos dos poemas "Clichê número Um" (p. 15), "Eu tenho saudade de um monte de coisa com você no meio" (p. 81 e 83) e "Os emblemas do dragão" (p. 43), presentes na mesma obra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta