Pular para o conteúdo principal

Reflexões do personagem escritor Daniel Mantovani, no filme El Ciudadano Ilustre


No longa argentino El Ciudadano Ilustre (2016), de Gastón Duprat e Mariano Cohn, traduzido como O Cidadão Ilustre no Brasil, o personagem Daniel Mantovani (magistralmente interpretado por Oscar Martínez), escritor laureado com o Prêmio Nobel, traz reflexões muito importantes. Segue abaixo uma seleta das melhores desse excelente roteiro de Andrés Duprat.

"A melhor política cultural é não ter nenhuma. Defender a nossa cultura? Sempre consideram a cultura como débil, como algo frágil, raquítico, que deve ser custeado, protegido, promovido e subsidiado. A cultura é indestrutível, capaz de sobreviver às piores hecatombes. Havia uma tribo selvagem na África, em que na sua linguagem não existia a palavra 'liberdade', sabem por quê? Porque eram livres. Creio que a palavra 'cultura' sai sempre da boca da gente mais ignorante, estúpida e mais perigosa. Eu, pessoalmente, não a uso nunca."

"Ramiro, me pareceram muito bons os seus contos. (...) Você tem um estilo delicado, fluido, sem armadilhas ou truques, uma prosa simples, clara... [Demasiado simples?] Não. O simples e o claro pode ser subversivo e perturbador. Pense em Kafka. Nada mais simples e transparente que as de Kafka e, ao mesmo tempo, nada mais perturbador. Fazer do simples sempre um ato de generosidade artística."

"Um escritor, um artista em geral, é alguém que não aceita o mundo tal como é; alguém que a realidade não o alcança, ou não o satisfaz, e precisa criar, inventar coisas novas para incorporar ao mundo. É uma pessoa comum, digamos, normal, que não precisa ser feliz no mundo tal como ele é. Não sei o que é melhor. E, além disso, sou escritor porque eu não tinha saída; em todo o resto eu fracassei."

"Vamos supor que o que dizem é verdade. Que eu sou o monstro que eles descrevem. Isso me invalidaria como artista? Eu escrevo literatura, romances, ficções, não escrevo panfletos sobre comportamento ético. E muitas das condutas lamentáveis de meus personagens infelizmente fazem parte do nosso mundo. E que as coisas que os meus personagens fazem não significa que eu aprove ou desaprove essas ações. Aprovam os assassinatos os autores de romances policiais? [Mas por que não escrever sobre coisas agradáveis?] Eu desisto. A sua pergunta contradiz toda uma vida dedicada à literatura."

"Hoje eu sou uma figura ilustre, embora muitos não saibam o porquê. Uma espécie de prócer, para tirar do armário, espanar, e se apresentar em algum evento cultural, e dizer algumas frases para a ocasião, e depois voltar a ser guardado no armário. Um destino definitivamente provinciano para alguém que, há mais de trinta anos, tentou escapar justamente disso. No entanto, para ser um prócer, me falta algo fundamental, a minha própria morte."


"Olha, eu não fui nem irei à sua casa, porque eu não te conheço, nem sei quem você é, certo? E você também não me conhece, não tem a mínima ideia de quem eu sou e como penso. Os personagens dos meus livros são justamente isso: personagens de ficção, não tem uma existência real. Se você se emocionou achando que o seu pai era um desses personagens, eu sinto muito. Nós não temos nada em comum, exceto ter nascido aqui, ou seja, nada. Eu não ferrei com vocês, como você diz. Não tenho obrigação de ir para a sua casa apenas porque você me convidou. Eu não sou um objeto que você pode dispor. Está claro? Convide àqueles que se interessem com o seu convite. Porque não funciona como você pensa. Deve ser de ida e volta, recíproco."

"(...) estou convencido que esse tipo de reconhecimento unânime está relacionado, direta e inequivocadamente, ao ocaso de um artista. Este prêmio [Nobel de Literatura] revela que a minha obra coincide com os gostos e as necessidades dos jurados, de especialistas, acadêmicos e reis. Evidentemente eu sou o artista mais cômodo para vocês. E esta comodidade tem muito pouco a ver com o espírito que deve ter todo o fazer artístico. O artista deve interpelar, sacudir, por isso o meu pesar pela minha canonização final como artista. A mais persistente das paixões, porém, é mero orgulho; me leva hipocritamente a agradecer por haver determinado o fim da minha aventura criativa. Mas, por favor, não quero que com isso interpretem que estou responsabilizando vocês. Absolutamente. Aqui há um único responsável. E este sou eu."

"Confesso que não me cai tão mal ter detratores que me repudiam com tanta veemência. E, apesar da tremenda brutalidade dessas ações, sinto uma íntima satisfação ante uma expressão do povo contra o instituído, ou seja, contra mim. Mas vamos ao ponto. Como experiente observador da comédia humana, sinto uma obrigação de fazer deste mundo um lugar menos horrível. Eu sei que é uma batalha perdida. Mas isso não significa que eu vá me negar a lutar. Vocês continuem assim. Continuem igual. Que aqui nunca se mude nada. Permaneçam sendo uma sociedade hipócrita e estupidamente orgulhosa de sua ignorância e sua brutalidade. Lamento ter causado tantos transtornos, continuem com as suas aprazíveis vidas, continuem a fazer de Salas este paraíso cativante."

"Todos os escritores são egocêntricos, autorreferenciais, narcisistas e vaidosos. Creio que isso constitui uma ferramenta altamente imprescindível para o ato de escrever: lápis, papel e vaidade. Sem isso, você não pode escrever nada."

"[Quanto há de ficção no romance, e quanto há de realidade?] Importa isso, meu amigo? Uhn? A realidade não existe. Não há fatos, há interpretações. A verdade, ou o que chamamos de verdade, é uma interpretação que prevaleceu sobre outras."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta